Um alerta de perigo para chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e começou a valer na manhã desta terça-feira(10), às 9h30. O aviso segue até as 23h59 de quarta-feira e abrange diversas áreas do país, incluindo regiões do Acre.
De acordo com o órgão meteorológico, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou chegar a acumulados entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora.
Com essas condições, há possibilidade de transtornos como queda de energia elétrica, galhos de árvores derrubados, alagamentos em áreas urbanas e ocorrência de descargas elétricas.
Diante do cenário, as autoridades orientam que a população redobre a atenção durante rajadas de vento e evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda ou de raios. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia durante tempestades mais fortes.
Em caso de emergência ou necessidade de mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
