O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois avisos de chuvas intensas válidos para esta quinta-feira (5), com início às 0h e término às 23h59. Os alertas abrangem diversas regiões do país, incluindo o Vale do Acre e o Vale do Juruá.
O primeiro comunicado é classificado como de perigo potencial. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros no acumulado diário, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Nesse cenário, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O segundo aviso é de perigo, com previsão de volumes mais elevados, entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros ao longo do dia, acompanhados de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Nesse caso, o risco de transtornos é maior, com possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, quedas de árvores, alagamentos e incidência de raios.
No Acre, as áreas citadas nos alertas incluem o Vale do Acre e o Vale do Juruá, regiões que concentram municípios como Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

