O Governo do Acre publicou em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 10, o Edital de Chamamento Público nº 01/2026, que abre processo de seleção para representantes de organizações da sociedade civil interessados em integrar a Comissão Organizadora Estadual da 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e tem como objetivo formar um colegiado responsável por organizar a etapa estadual da conferência, que integra a preparação para a 1ª Conferência Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com o edital, podem participar organizações da sociedade civil, entidades e movimentos sociais que atuem no Estado do Acre. A proposta é garantir a participação da sociedade civil na organização do evento, assegurando equilíbrio entre representantes do poder público e da sociedade.
O documento estabelece que a composição da comissão deverá respeitar critérios de representatividade, incluindo paridade entre poder público e sociedade civil, paridade de gênero, diversidade étnico-racial, diversidade de identidade de gênero e orientação sexual, além da participação de pessoas com deficiência.
A conferência estadual terá como tema central “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento sustentável”.
Durante o evento, os debates serão organizados em diferentes eixos temáticos, entre eles democracia e instituições fortes, sustentabilidade ambiental, inclusão social e combate às desigualdades, inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável, governança participativa e colaboração multissetorial.
As discussões resultarão na formulação de propostas e na eleição da delegação que representará o Acre na etapa nacional da conferência.

