domingo, 15 fevereiro 2026

Secretaria de Direitos Humanos adota medidas de segurança e campanhas de conscientização para crianças no Carnaval de Rio Branco

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira, afirmou neste sábado, 14, durante a segunda noite do Carnaval promovido pela Prefeitura de Rio Branco, que o órgão mantém ações permanentes de proteção, identificação de crianças e campanhas de conscientização voltadas aos foliões.

Segundo ele, a secretaria participa anualmente da programação e utiliza o período de grande público para ampliar orientações e medidas de prevenção. “A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos sempre está presente nos eventos, em especial no Carnaval, onde a gente leva alegria, diversão e também as nossas campanhas, tanto da assistência social quanto da garantia dos direitos humanos”, disse.

De acordo com Ferreira, um dos principais focos é a proteção de crianças e adolescentes. Equipes estão posicionadas nos três portões de acesso com pulseiras de identificação para menores de até 12 anos, com nome e telefone do responsável. “Na primeira noite tivemos vários casos de incidência de pessoas perdidas e criança desacompanhada. Nosso trabalho é dar identificação para facilitar a localização”, afirmou.

O atendimento nos pontos de identificação, segundo ele, começa às 17h e segue até meia-noite. As equipes também estarão mobilizadas na programação especial voltada a crianças e idosos prevista para a terceira noite de festa, a partir das 15h.

O diretor também destacou campanhas educativas realizadas no espaço do evento. “Trabalhamos a conscientização do ‘não é não’, o combate ao trabalho infantil e a proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos”, disse. Ele acrescentou que a proposta é combinar celebração com orientação pública. “Queremos um Carnaval seguro, de respeito, com dignidade e cidadania”, afirmou.

Publicidade