A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do secretário Pedro Pascol, não descartou a possibilidade do Acre registrar casos de Mpox, doença conhecida como varíola dos macacos.
De acordo com entrevista concedida por Pedro Pascol à imprensa nesta sexta-feira (20), o Acre entrou em estado de alerta após o estado vizinho de Rondônia registrar quatro casos confirmados da doença.
“A Vigilância Sanitária segue monitorando rigidamente essa situação em todo o Acre. Existe, sim, a possibilidade de chegar ao estado, mas é uma doença que, apesar de ter uma repercussão grande, não é altamente infecciosa”, afirmou o secretário.
O secretário descartou a possibildiade de uma pandemia da doença.
“Por isso que se tem uma certa segurança. Não vai virar uma pandemia como foi a da covid-19, mas quem sentir qualquer sintoma deve procurar uma unidade de saúde”, afirmou Pascoal.
Hoje, a principal forma de transmissão é o contato direto com lesões de pele, secreções ou fluidos corporais. A exposição próxima e prolongada a secreções respiratórias também pode representar risco.
