terça-feira, 3 fevereiro 2026

Retorno dos trabalhos na Aleac é marcado por protestos de aprovados do Iapen, Idaf e aposentados da Educação

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O retorno dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), nesta terça-feira, 3, foi marcado por protestos de concursados não convocados e aposentados da Educação. A manifestação ocorreu durante a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2026, no Salão do Povo Marina Silva.

Entre os manifestantes estavam aprovados no concurso da Polícia Penal, vinculados ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), além de candidatos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf). O grupo reivindica a convocação dos aprovados que, segundo eles, estão dentro do número de vagas previstas no edital.

Representante da comissão dos 131 aprovados da Polícia Penal, Farley Santiago explicou que os candidatos já concluíram o curso de formação, mas ainda aguardam nomeação/Foto: Folha do Acre

 

Representante da comissão dos 131 aprovados da Polícia Penal, Farley Santiago explicou que os candidatos já concluíram o curso de formação, mas ainda aguardam nomeação. “A gente está dentro das vagas e já foi formado no curso de formação da Polícia Penal. No edital eram 260 vagas, formamos 308, mas o governador, apesar de ter falado que iria convocar todos, só chamou 170. Hoje somos 131 esperando essa nomeação, já se passaram seis meses após o curso”, afirmou.

Aprovados no cadastro de reserva do Iapen protestam na Aleac/Foto: Folha do Acre

Segundo Farley, além dos aprovados que aguardam convocação, há também candidatos do cadastro de reserva que pedem a realização de uma segunda turma do curso de formação. “Tem em torno de 500 pessoas do cadastro de reserva aguardando. A gente uniu as duas comissões, tanto dos que já estão formados quanto dos que esperam a segunda turma, para reivindicar esse direito justamente no momento em que todos os deputados e o governador estão reunidos”, completou.

Durante o discurso do governador Gladson Camelí, que abordava temas como diálogo, valorização e ações do governo, os manifestantes reagiram com vaias. O protesto continuou no Salão do Povo Marina Silva, onde foram ouvidas palavras como “mentiroso”, direcionados ao chefe do Executivo estadual.


Servidores aposentados da Educação protestam na Aleac/Foto: Folha do Acre
Publicidade