domingo, 15 fevereiro 2026

Rainha gay de 2025, Katarina Brandão destaca representatividade e defesa de direitos no Carnaval

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

A Rainha gay de 2025, Katarina Brandão, participou da programação do Carnaval de Rio Branco neste sábado, 14, e afirmou que o concurso é um espaço de afirmação, visibilidade e posicionamento da comunidade LGBT.

Segundo ela, o título e a participação na disputa têm significado político e social. “Ser candidata a rainha gay é você realmente levantar uma bandeira, defender os seus direitos, se impor naquilo que você realmente é”, declarou.

Katarina disse que o concurso representa oportunidade para pessoas que enfrentam barreiras e preconceito. “Esse concurso é um abre-portas para pessoas que vivem atrás de barreiras, atrás de obstáculos, que não conseguem se mostrar, não conseguem se autodefender”, afirmou.

Ela também destacou que a iniciativa incentiva a luta por espaço e respeito. “Esse concurso de realeza veio mesmo para mostrar que a gente precisa lutar pelos nossos direitos. Assim como a gente também tem deveres, a gente também tem direito a tudo aquilo que a gente quer fazer”, disse.

Ao comentar o significado pessoal da trajetória, ressaltou o sentimento de realização e representatividade. “É poder mostrar que uma bicha negra consegue ir lá e defender várias outras pessoas que ainda não têm essa coragem. É algo satisfatório pra mim”, afirmou.

Publicidade