A Prefeitura de Rio Branco oficializou a denominação de “Doutor Márcio Bestene Koury” para a quadra poliesportiva localizada na rua Jorge Amado, s/nº, no Conjunto Bela Vista. A medida foi sancionada pelo prefeito Tião Bocalom (PL), por meio da Lei Municipal nº 2.653, de 30 de janeiro de 2026, publicada na edição desta quarta-feira, 4, do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o texto legal, aprovado pela Câmara Municipal, o espaço esportivo passa a levar o nome do médico acreano em caráter definitivo. A norma entrou em vigor na data de sua publicação.
Márcio Bestene Koury morreu em 2016 no acidente aéreo que vitimou jogadores, dirigentes e integrantes da delegação da Associação Chapecoense de Futebol, durante viagem para a Colômbia, onde o clube catarinense disputaria a final da Copa Sul-americana. O episódio que vitimou fatalmente 71 pessoas e deixou apenas seis sobreviventes, repercutiu nacional e internacionalmente.
Márcio Bestene era filho da professora Nabiha Bestene e do sociólogo Hélio Koury. Ele também era sobrinho do ex-deputado estadual do Acre, José Bestene e primo do vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene.
