Ícone do site Folha do Acre

PREVBarco retoma atendimentos e leva serviços do INSS a comunidades ribeirinhas do Acre

As unidades móveis flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecidas como PREVBarcos, retomaram na segunda-feira, 9, as navegações após o período de recesso. As embarcações levam serviços previdenciários a populações ribeirinhas e comunidades tradicionais que vivem em áreas isoladas, distantes das agências da Previdência Social.

No Acre, os atendimentos previstos para fevereiro contemplam três municípios. Em Manoel Urbano, o PREVBarco permanece de 9 a 20 de fevereiro. Em Tarauacá, o atendimento ocorre de 16 a 27 de fevereiro. Já em Sena Madureira, a unidade estará disponível entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março.

De acordo com o INSS, as unidades flutuantes são utilizadas para garantir o acesso a benefícios e serviços previdenciários em regiões de difícil acesso, reduzindo a necessidade de deslocamento da população até centros urbanos.

Em 2025, as unidades do PREVBarco alcançaram cerca de 115 mil pessoas em mais de 100 municípios da região Norte. Segundo o superintendente regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Iracemo Coelho, a proposta é ampliar o alcance da iniciativa.

“A iniciativa tem como diretriz levar dignidade e reconhecimento de direitos à população que tanto sofre com a falta de serviços básicos e atendimento de modo geral”, afirmou.

O atendimento segue em 2026 com a manutenção das rotas já existentes e a expansão das áreas atendidas, conforme o planejamento do instituto.

Sair da versão mobile