sábado, 14 fevereiro 2026

Mudança de palco e reforço na segurança marcam organização do Carnaval em Rio Branco, diz presidente da FGB

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, um dos responsáveis pela organização do Carnaval Rio Branco Folia 2026, falou à reportagem da Folha do Acre neste sábado, 14, durante a segunda noite de programação na Praça da Revolução, sobre as mudanças estruturais adotadas nesta edição do evento.

Segundo o organizador, a alteração no posicionamento do palco foi definida após avaliação positiva da estrutura utilizada no Réveillon. “No Réveillon, posicionamos o palco em frente ao Coreto, e a iniciativa foi bem recebida, a começar pelo prefeito Bocalom. Ao desenvolver o projeto para o carnaval, considerando a aprovação do público, solicitei ao prefeito que o palco fosse recuado, a fim de ampliar o espaço para o público”, explicou.

Klowsbey destacou que a organização também levou em conta a mobilidade urbana durante o evento. “Priorizamos também a organização do trânsito, liberando-o a partir das 5h da manhã, de modo a não interferir no evento. A disposição do palco proporciona maior visibilidade, facilitando a interação de todos com as atrações. Agradecemos o empenho de todos os secretários, do prefeito Bocalom e do vice-prefeito Alysson, que se dedicaram a proporcionar momentos de alegria para nossa cidade e toda a população”, afirmou.

De acordo com o presidente da FGB, a nova configuração permitiu a criação de espaços específicos para diferentes públicos. “Essa organização foi aprovada pela população, e permitiu a criação de espaços dedicados às crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, utilizando o espaço do Coreto. Amanhã, teremos o Carnaval das Crianças, Idosos e Cadeirantes, com espaços amplos e acessíveis. Este ano, priorizamos a mobilidade, o conforto, a iluminação e o espaço, especialmente para não prejudicar o trânsito, que sabemos ser um desafio”, disse.

A segurança também foi apontada como uma das prioridades da organização. “Além disso, visamos garantir a segurança. Em caso de emergência, o acesso de veículos de resgate será facilitado. Contamos com duas saídas de emergência: uma atrás do palco, com acesso à rua em frente à Polícia Militar, e outra próxima à biblioteca. Implementamos um sistema de monitoramento com diversas câmeras, cobrindo uma área de quase um quilômetro”, pontuou.

Ao final da entrevista, Klowsbey Pereira agradeceu às equipes envolvidas na realização do evento. “Agradecemos a todos que contribuíram para que todos que comparecerem possam desfrutar de um evento com tranquilidade, conforto e, acima de tudo, um espaço seguro para famílias, onde possam brincar, sentar e se divertir”, concluiu.

Publicidade