Ícone do site Folha do Acre

Marina Silva diz que Amazônia pode registrar em 2026 a menor taxa de desmatamento desde 1988

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que espera que o desmatamento na Amazônia atinja, em 2026, o menor índice da série histórica. Dados preliminares sobre a supressão da floresta apontam uma redução de cerca de 35% em seis meses. A declaração foi feita na última quinta-feira, 12, no Palácio do Planalto.

“Temos a expectativa, acompanhando os últimos seis meses, de agosto a 31 de janeiro, de alcançarmos a menor taxa de desmatamento da série histórica, caso os esforços sejam mantidos”, disse a ministra.

Segundo Marina Silva, em 2025 a taxa de desmatamento na Amazônia foi a terceira menor desde o início da série histórica, em 1988. “Os dados que temos até agora apontam para uma queda em torno de 35% em 2026. É claro que ainda são números referentes aos primeiros seis meses, mas já indicam uma forte tendência de redução”, declarou.

O período considerado nos cálculos de desmatamento corresponde aos 12 meses entre o início de agosto e o fim de julho do ano seguinte. As informações citadas pela ministra têm como base o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ferramenta de monitoramento que identifica focos de desmatamento e auxilia na fiscalização em tempo real.

Sair da versão mobile