A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), declarou à reportagem da Folha do Acre, na manhã de quarta-feira (18), que é contra a terceirização da saúde, projeto que tem avançado no governo atual com a defesa do secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
Sem personalizar a defesa ou fazer críticas pessoais, Mailza diz que é contra a terceirização de modo geral. “Sou contra a terceirização da Saúde, de modo geral. Temos estrutura e profissionais para oferecer uma saúde de qualidade para a população”, diz.

Com a declaração de Mailza Assis, fica evidenciado que os servidores, que são contrários à terceirização, ganharam uma importante aliada contra o modelo defendido por Pascoal.
O projeto de terceirização da saúde no Acre segue a passos largos no estado, com o início da terceirização do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia, no interior do estado. O projeto, que se iniciará pelo Alto Acre, é criticado por servidores concursados, que veem na proposta uma espécie de desmonte da saúde pública e benefício direto para empresários.
A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) ressaltou, em recente nota divulgada pela imprensa, que não se trata de privatização, mas apenas de um novo modelo administrativo. Ainda não há previsão para que a mudança entre em vigor, e um edital ainda deve ser lançado para definir a nova administração.
