Em meio à cheia que já atingiu mais de 12 mil pessoas, Rio Branco encerrou o mês de janeiro com 644,9 milímetros de chuva, segundo levantamento da Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume é 124,3% superior à média histórica prevista para o período, estimada em 287,5 mm.
De acordo com o órgão, este é o maior acumulado para o mês de janeiro ao menos nos últimos seis anos. O monitoramento pluviométrico também indicou que, somente nos primeiros 12 dias do mês, já haviam sido registrados cerca de 220 mm de chuvas, o equivalente a 76,6% do total esperado, índice que foi ultrapassado ainda em 14 de janeiro.
O dia com maior volume de precipitação foi 13 de janeiro, quando choveu 84,40 mm ao longo de aproximadamente nove horas. O segundo maior registro ocorreu no dia 5, com 74,60 mm.
Na comparação com janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 210 mm, o aumento foi de 207,1%.
Para fevereiro, a previsão é de 300,1 mm de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o acumulado pode manter o nível do Rio Acre e dos igarapés elevado nas próximas semanas.
“Estamos no começo de fevereiro e ainda temos todo o mês e também março pela frente. O rio pode chegar perto de 15,5 metros, baixar um pouco e voltar a subir. Existe, sim, a possibilidade de outros transbordamentos, que podem ser mais fortes do que os atuais”, afirmou.
