O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Acre (Incra/AC) liberou R$ 1,13 milhão em Crédito Instalação para beneficiar 70 famílias dos projetos de assentamento Taquari e Novo Destino, no município de Tarauacá. Os recursos fazem parte das ações do governo federal voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
A liberação dos créditos foi formalizada durante solenidade realizada no dia 4 de fevereiro de 2026, em Tarauacá. Na ocasião, representantes do Incra apresentaram aos assentados informações sobre critérios, etapas e condições para acesso aos recursos, que têm como objetivo apoiar a produção agropecuária nas áreas de reforma agrária.
De acordo com o Incra, o investimento busca ampliar a capacidade produtiva, gerar renda e melhorar as condições de vida das famílias que vivem nos assentamentos.
Morador do assentamento Taquari, o agricultor José Adão Oliveira afirmou que o novo repasse representa a continuidade de investimentos em sua propriedade. “É uma alegria muito grande. Com esse apoio, a gente consegue investir, melhorar a produção e ver a propriedade crescer. Só tenho a agradecer por tudo que já foi feito aqui”, disse.
O superintendente do Incra no Acre, Márcio Alécio, destacou a importância do crédito para o desenvolvimento das comunidades rurais. “Esse recurso representa mais autonomia para as famílias, fortalece a produção nos assentamentos e reafirma o compromisso do Incra com o desenvolvimento rural sustentável no Acre”, afirmou.
Tarauacá tem população estimada em pouco mais de 40 mil habitantes e está localizada a cerca de 400 quilômetros de Rio Branco. O município possui forte presença de atividades ligadas ao extrativismo e à agricultura familiar, além de áreas de floresta preservada e comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas.

