Uma adolescente de 13 anos quase deu à luz na manhã desta segunda-feira (9), na entrada da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
A adolescente moradora do conjunto habitacional Cidade do Povo entrou em trabalho de parto nas primeiras horas da manhã. Preocupada com as fortes dores que a filha sentia, sua mãe pediu ajuda a um familiar para levá-la até a maternidade. No trajeto, foi solicitado o apoio do Samu. A informação inicial seria para atender uma pessoa em trabalho de parto no bairro Floresta.
Quando a equipe estava saído da base na Rua José Augusto, no bairro do Bosque, um veículo gol de cor branca parou em via pública de forma inesperada. Era o carro que transportava adolescente que estava em trabalho de parto.
A equipe do Samu rapidamente prestou os socorros e colocaram a gestante na maca, sendo encaminhada com urgência para a Maternidade Bárbara Heliodora. Ao chegar no hospital, a jovem deu a luz a um bebê saudável.
A gravidez aos 13 anos é considerada de alto risco, apresentando perigos físicos e psicológicos significativos para a adolescente, como maior risco de mortalidade materna, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro e baixo peso ao nascer para o bebê, além de impactos sociais como abandono escolar e interrupção de sonhos, exigindo acompanhamento médico e apoio familiar intensivos para a gestante.
