quarta-feira, 4 fevereiro 2026

Governo federal cria mais de 38 novos laboratórios de informática no Acre

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Programa federal já doou 304 computadores ao Acre e amplia inclusão digital em escolas públicas

O programa Computadores para Inclusão, coordenado pelo Ministério das Comunicações, já destinou 304 equipamentos de informática ao Acre desde a criação da iniciativa, em 2010. As entregas contemplaram 38 pontos de inclusão digital no estado, com foco principal em escolas públicas.

Os computadores são utilizados para a implantação ou reforço de laboratórios de informática, ampliando o acesso de estudantes e comunidades a ferramentas tecnológicas e atividades de capacitação digital.

Em nível nacional, o programa atingiu a marca de 70 mil máquinas doadas a escolas, associações e projetos sociais. Segundo o ministério, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas com ações de letramento digital e qualificação profissional em informática.

A iniciativa funciona com base no conceito de economia circular. Equipamentos considerados obsoletos por órgãos públicos passam por Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde são recuperados e preparados para novo uso. Após a manutenção, os aparelhos são distribuídos para instituições de ensino, entidades sociais, centros socioeducativos, unidades prisionais, comunidades indígenas e quilombolas, além de áreas rurais e remotas.

Os próprios alunos dos cursos oferecidos nos CRCs participam do processo de recondicionamento, adquirindo formação técnica e experiência prática para inserção no mercado de trabalho.

Além do impacto educacional, o programa também atua na destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos. De acordo com o ministério, mais de 11 mil toneladas de materiais já receberam descarte correto, superando 1,2 milhão de equipamentos processados de forma sustentável.

Publicidade