sexta-feira, 6 fevereiro 2026

Estudante autista é aprovada em psicologia na Ufac: ‘Quero ajudar outras pessoas’

Redação Folha do Acre

“Quero ajudar outras pessoas a se encontrarem assim como eu me encontrei na terapia”.

É assim que a estudante Thalita Silva, de 18 anos, define o sonho que tem desde criança e que começa a se concretizar após a aprovação no curso de psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a jovem foi aprovada após um ano inteiro de dedicação aos estudos e depois de alcançar 900 pontos na redação do Enem 2025. Em sua rotina, ela conciliava a rotina com a produção de bichinhos de pelúcia de crochê, atividade que começou como forma de terapia e acabou se tornando também uma fonte de renda.

Os resultados foram divulgados pela Ufac na última segunda-feira (2) em uma lista de seleção por meio de processo próprio com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A jovem contou que o momento de conferir o resultado foi marcado por muita ansiedade e que ela tinha medo de não passar.

“Eu acreditava que talvez passaria, mas também tinha muito medo de não passar. O site oscilou bastante no dia e isso me deixou ainda mais ansiosa. Foi minha irmã que viu primeiro e quando a gente percebeu que meu nome estava na lista, foi uma surpresa muito grande. Eu nem consegui chorar na hora. Só depois a ficha caiu”, relatou.

Diagnosticada com TEA em 2022, durante muitos anos a jovem enfrentou dificuldades no ambiente escolar, incluindo episódios de bullying e falta de compreensão.

A realidade começou a mudar quando passou a estudar em uma escola onde, segundo a família, encontrou acolhimento e suporte pedagógico adequados.

Para a mãe, Janaina Duarte da Silva, a aprovação da filha é motivo de orgulho. “Estou feliz e, ao mesmo tempo, com medo do que vem pela frente, mas acredito que ela vai se sair bem”, disse.

Informações G1

Publicidade