quarta-feira, 18 fevereiro 2026

Escola de samba que homenageou Lula e satirizou Bolsonaro é rebaixada no Carnaval do Rio

Redação Folha do Acre

A Acadêmicos de Niterói não se manteve entre as melhores escolas de samba do Rio e foi rebaixada após fazer sua estreia no Grupo Especial do Carnaval carioca. A agremiação da Região Metropolitana do Rio abriu o primeiro dia de desfiles, no domingo de Carnaval, 16, com enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que relembra a trajetória do presidente Lula.

A letra do samba é uma narração da mãe do presidente, Eurídice Ferreira de Mello, Dona Lindu, sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva desde 1952. Mãe de oito filhos, ela conta sobre a viagem em um caminhão “pau-de-arara” de Garanhuns, no Agreste pernambucano, até chegar à periferia de Guarujá, no litoral paulista. A letra faz, ainda, uma projeção do que Lula se tornaria no futuro, citando o período da Ditadura Militar até implementar políticas sociais após vencer eleição para presidente.

Nas redes sociais, a Acadêmicos de Niterói lamentou o rebaixamento, mas parabenizou a comunidade pelo desfile. Nos comentários, os artistas e anônimos enalteceram o trabalho da agremiação. “Foi lindo o desfile”, escreveu o ator Paulo Betti, que desfilou em carro alegórico representando os artistas brasileiros. “Passaram a mensagem para o despertar do povo brasileiro, essa é a maior vitória”, disparou uma internauta. “Corajosa, forte, ousada, alegre e política! A Niterói deu aula de cultura, de Carnaval e de consciência social. O resultado em se tratando de Carnaval do RJ e do tema escolhido, já quase inevitável. Mas, o mais importante é que em seu 1° ano na elite, deu o nome. CAMPEÃ MORAL DO CARNAVAL 2026”, disse mais uma usuária da plataforma.

Quem volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2027 é a Unidos de Padre Miguel (UPM), agremiação da Vila Vintém, uma comunidade situada na zona oeste do Rio de Janeiro, entre os bairros de Padre Miguel e Realengo. A escola venceu a Série Ouro (primeiro grupo de acesso) em 2026, após ter sido rebaixada em 2025, ano de sua estreia entre as maiores escolas de samba do Rio.

Com informações da Revista IstoÉ

Publicidade