Imagens criadas por inteligência artificial dominaram as redes sociais desde a última segunda-feira, 16, com a circulação da chamada “trend família conservadora”. As ilustrações, que mostravam famílias tradicionais ou faziam trocadilhos com a ideia de “famílias em conserva”, faziam referência direta ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), aderiu à tendência e publicou, nesta terça-feira, 17, uma imagem produzida por inteligência artificial em suas redes sociais. Na montagem, o prefeito aparece ao lado da esposa, Kelen Bocalom, além de filhas e netas, representados dentro de uma lata, em alusão ao tema que viralizou na internet.
Ao compartilhar a imagem, Bocalom, que é bolsonarista declarado, escreveu: “Em conserva sim! Fé, família e princípios. É nisso que acredito. Sou de direita com orgulho!”.
A tendência ganhou repercussão após o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Entre as alas apresentadas, uma das mais comentadas foi intitulada “neoconservadores em conserva”, com integrantes fantasiados de latas estampadas com a imagem de uma família composta por pai, mãe e dois filhos.
A repercussão do desfile levou internautas e figuras públicas ligadas à Direita, além de cristãos a criarem versões próprias das imagens, utilizando ferramentas de inteligência artificial e compartilhando o conteúdo nas redes sociais.
