Durante entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Eber Machado (MDB) afirmou que um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou denúncias feitas desde o ano passado envolvendo a compra de uma tecnologia para o combate à dengue pela prefeitura da capital acreana.
Segundo o parlamentar, as denúncias começaram a ser feitas ainda em fevereiro do ano passado, quando chamou atenção a aquisição de uma tecnologia considerada nova, realizada sem processo licitatório. Para o vereador, o que mais causou estranhamento foi o momento da compra, efetuada no mês de junho, período em que os casos de dengue costumam ser menores.
Eber Machado destacou ainda que o pagamento foi feito em menos de 30 dias, o que reforçou a necessidade de acionar os órgãos de controle. As informações foram encaminhadas às autoridades competentes e, agora, segundo ele, o relatório oficial da CGU confirmou todos os pontos levantados nas denúncias.
“O relatório da CGU é claro e comprova tudo aquilo que nós viemos denunciando desde o ano passado. Não há o que contestar”, afirmou o vereador durante a entrevista.
Na avaliação de Eber Machado, a responsabilidade recai sobre a gestão do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. O vereador também ressaltou que a Procuradoria-Geral do Município emitiu parecer favorável para que a compra fosse realizada, fato que, segundo ele, precisa ser melhor esclarecido.
