terça-feira, 17 fevereiro 2026

Direita reage à fantasia de ‘família em conserva’ em desfile que homenageou Lula: ‘Zombaria com evangélicos’

Redação Folha do Acre

Parlamentares de direita reagiram às fantasias utilizadas por uma ala da Acadêmicos de Niterói, no desfile deste domingo, que mostrou famílias conservadoras “dentro” de latas de conserva. A reação ocorre em meio àtentativa da oposição de judicializar o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suposta propaganda eleitoral antecipada, o que poderia torná-lo inelegível. Nas redes sociais, bolsonaristas criaram fotos de suas famílias, com auxílio de inteligência artificial, para ironizar a ala da escola de samba.

Denominada “neoconservadores em conserva”, a ala retratou um grupo que, conforme a Acadêmicos de Niterói, vota contra a maioria das pautas defendidas por Lula. As fantasias mostram um homem, uma mulher e duas crianças que retratam representantes do agronegócio, evangélicos e membros da direita, que “defendem pautas como flexibilização do porte de armas, exaltação às Forças Armadas e valores tradicionais da família”.

Em reação, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o desfile expôs “a fé cristã ao escárnio” em nome da “cultura travestida de politicagem”. Ela também cobrou um posicionamento da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados para rebater o desfile.

“Dizem que o país é laico, mas laicidade não autoriza zombaria e humilhação. O que foi apresentado era conhecido, foi permitido e feriu milhões de brasileiros”, escreveu Michelle.

Em seguida, o presidente da Frente Parlamentar dos evangélicos, deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP), definiu a fantasia como “inadmissível”, alegou que o desfile tratou os conservadores como inimigos e, ainda, afirmou que tomará “as medidas cabíveis”.

— O que vimos ontem, uma escola de samba querendo ridicularizar, os mais de 70 milhões cristãos brasileiros, foi uma ofensa, um insulto, uma afronta. E, lamentavelmente, financiadas com dinheiro público — disse Nascimento.

O Globo

Publicidade