Depois de apresentar queda no início da semana passada, o Rio Juruá voltou a subir em Cruzeiro do Sul e já se aproxima da cota de alerta no município. Nesta quinta-feira (19), o nível do manancial foi registrado em 11,52 metros, a apenas 28 centímetros dos 11,80 metros que marcam o estado de atenção.
Na sexta-feira (13), o rio havia baixado para 9,35 metros, indicando movimento de vazante. No entanto, a partir do sábado (14), o cenário se inverteu e a régua passou a apontar elevação gradual, mantendo tendência de subida nos últimos dias.
O histórico recente mantém autoridades em alerta. No dia 2 de fevereiro deste ano, o Juruá alcançou 13,49 metros, superando a cota de transbordamento que é fixada em 13 metros, e afetando mais de 6 mil moradores de 11 bairros e 15 comunidades rurais e vilas. Apesar do impacto, não houve retirada de famílias.
O acompanhamento é feito pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil municipal, que monitoram diariamente o comportamento do rio e avaliam a necessidade de adoção de medidas preventivas caso o nível continue subindo.
