quinta-feira, 12 fevereiro 2026

Após polêmica com o Progressistas, Alan Rick e Duarte convidam Gerlen para se filiar ao Republicanos

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

As divergências políticas entre o prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz (PP), e a direção estadual da sigla se intensificaram nas últimas horas, após a repercussão do episódio envolvendo a obra da Casa do Agricultor, o que levou a legenda a anunciar a abertura de processo disciplinar interno contra o gestor. Em meio à crise, lideranças do Partido Republicanos, envolvidos diretamente na situação, convidaram publicamente o prefeito a se filiar à sigla.

O convite foi feito por meio de comentários em publicações nas redes sociais. O presidente estadual do Republicanos no Acre, deputado Roberto Duarte, afirmou que o partido está de portas abertas para receber Gerlen e que o convite oficial para filiação já foi feito. “O Republicanos está de portas abertas para receber o prefeito Gerlen Diniz. O convite oficial para se filiar ao Republicanos está feito,” escreveu Duarte.

Em outro comentário, o senador Alan Rick, que pretende disputar a chapa majoritária ao governo do Acre pelo Republicanos, também se dirigiu ao prefeito, declarando que o partido e seus filiados estariam de “braços abertos” para recebê-lo. “Gerlen Diniz, meu prefeito! O Republicanos e todos os nossos amigos e filiados estão de braços abertos pra você! Venha ser feliz no 10!,” escreveu Alan.

A crise política teve como ponto de partida a divulgação de uma nota do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que acusou Gerlen Diniz, Alan Rick e a ex-deputada federal Mara Rocha de entrarem no canteiro de obras da Casa do Agricultor, em Sena Madureira, para gravação de imagens. O órgão classificou a ação como irregular e informou que pretende adotar medidas jurídicas.

Após a repercussão do caso, a Executiva Regional do Progressistas divulgou nota pública de repúdio ao prefeito, afirmando que o gestor vinha adotando posicionamentos políticos contrários à orientação partidária e promovendo grupos considerados “adversários do governo e da legenda”. O partido anunciou a instauração de processo disciplinar interno para apurar a conduta de Gerlen, que deverá ser chamado a prestar esclarecimentos.

O prefeito reagiu às acusações do Deracre em comentário publicado nas redes sociais do próprio órgão, questionando a caracterização do episódio como invasão e levantando dúvidas sobre a titularidade do imóvel, ao afirmar que não seria possível acusar um prefeito de invadir um prédio do município que ele administra.

Publicidade