Ícone do site Folha do Acre

Após mais de 50 anos de história, Banca do Pelé é transformada em galeria urbana por coletivo de artistas

A tradicional Banca do Pelé, localizada no centro de Rio Branco e em funcionamento desde 1972, passou por um processo de revitalização que transformou a fachada do espaço em uma verdadeira galeria a céu aberto. A intervenção artística foi realizada pelo coletivo TRZ Crew Graffit Art, grupo com mais de 20 anos de atuação na capital acreana.

O trabalho reuniu diversos artistas e foi construído a muitas mãos, com a participação dos grafiteiros Cisko, Dems e MB. A proposta foi aplicar traços contemporâneos e uma nova identidade visual ao estabelecimento, sem apagar a essência histórica de um dos pontos culturais mais tradicionais da cidade.

A ação integra um projeto conjunto entre a Prefeitura de Rio Branco e a Nãnê Sorvetes Amazônicos, buscando valorizar espaços históricos e fortalecer a cultura urbana por meio da arte.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o proprietário da banca, conhecido como Pelé, destacou a importância da iniciativa e a trajetória do espaço ao longo das décadas. “Aqui realmente nós temos a satisfação de trabalhar aqui no centro da cidade há mais de 50 anos. Vi todo o desenvolvimento da nossa Rio Branco, né? E hoje me vejo privilegiado com esse grafite feito aqui por esses jovens”, afirmou.

Pelé também ressaltou a relevância cultural das bancas de revistas, lembrando que o número desses estabelecimentos diminuiu ao longo dos anos. “Porque eu conheci no Brasil que tinham mais de 42 mil bancas de revistas. Mas eu sei que a minha resiste. Mas o Brasil afora, pelo amor de Deus, quando eu vejo os vídeos, alguma coisa, alguma filmagem, a gente não vê bancas de revistas mais. E as bancas de revistas precisam existir. A cultura está aqui. A cultura está nas bancas”, disse.

Ele também fez um convite para que as novas gerações conheçam e valorizem esses espaços tradicionais. “As coisas não envelhecem. Nós envelhecemos. Eu vou envelhecer, eu vou passar. Mas as coisas ficam aqui. Então, que os jovens venham aqui, frequente, que venham as bancas de revistas. E conheça o que significa uma banca de revistas”, concluiu.

Sair da versão mobile