sábado, 28 fevereiro 2026

Acre registra aumento de casos graves de síndromes gripais, aponta Fiocruz

Redação Folha do Acre

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na última quinta-feira (26) dados que mostram que o estado do Acre está entre os estados que registraram aumento na incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas.

O relatório mostra que o estado continua com incidência de SRAG em nível de risco, porém sem sinal de aumento na tendência de longo prazo.

De acordo com o levantamento, a análise corresponde à Semana Epidemiológica 7, entre 15 a 21 de fevereiro, e aponta que a alta de SRAG no estado se deve à recente alta das hospitalizações por influenza A, que já apresenta sinal de redução, e do vírus sincicial respiratório (VSR) que segue aumentando no Acre.

Em Rio Branco, o nível de alerta também está classificado como de risco ou alto risco, sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

O relatório mostra ainda que, entre os sete estados da região Norte, os três que apresentaram tendência de alta nos casos de SRAG foram o Acre, Amazonas e Roraima.

Segundo o boletim, o aumento no números de casos de SRAG, em alguns estados do Brasil, tem sido impulsionado principalmente pelo recente aumento do número de hospitalizações por rinovírus e VSR.

Publicidade