O Acre contabilizou 433 ações de fiscalização ambiental entre janeiro e setembro de 2025, conforme dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). As operações fazem parte das atividades federais de controle e combate a infrações ambientais no estado, realizadas em áreas urbanas e rurais.
Durante o período, foram registradas 507 autuações decorrentes de irregularidades identificadas nas ações de campo. As penalidades aplicadas resultaram em R$ 68,3 milhões em multas, relacionadas principalmente a desmatamento sem autorização, queimadas ilegais e outras infrações ambientais.
Os números parciais de 2025 permanecem abaixo do total registrado em 2024, quando foram realizadas 762 fiscalizações ao longo do ano. Em anos anteriores, o estado teve 558 operações em 2023 e 386 em 2022.
O total de autos de infração lavrados até setembro indica que parte significativa das fiscalizações resultou na identificação de irregularidades. As operações se concentraram em áreas consideradas prioritárias pelos órgãos ambientais.
Os dados integram o balanço oficial das ações federais no Acre e consideram informações atualizadas até setembro de 2025.

