segunda-feira, 9 fevereiro 2026

Acre ocupa 4º lugar na região Norte em Capital Humano, aponta Ranking de Competitividade dos Estados

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre ocupa a 4ª colocação entre os estados da Região Norte no pilar de Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) divulgado nesta segunda-feira, 9. No recorte nacional, o estado aparece na 15ª posição entre os estados da federação.

O ranking regional é liderado por Roraima, que ocupa o 1º lugar na Região Norte e a 11ª posição no país. Na sequência aparecem Tocantins (2º regional e 12º geral) e Rondônia (3º regional e 13º geral). Depois do Acre, figuram Amazonas (5º regional e 16º geral), Pará (6º regional e 17º geral) e Amapá (7º regional e 18º geral).

O pilar de Capital Humano avalia o nível educacional da força de trabalho, a inserção no mercado e os impactos sobre a produtividade, considerando indicadores como qualificação profissional, formalidade do emprego, inserção econômica dos jovens, desocupação de longo prazo e subocupação, além da relação entre salários, produtividade e capacidade de atração de investimentos. Esse eixo tem peso de 7,6% na composição do ranking geral.

De acordo com a análise apresentada no levantamento, a qualificação da mão de obra ainda é apontada como um dos principais desafios ao desenvolvimento econômico e social no Brasil. Enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) registra cerca de 75% da população adulta com ensino médio completo, no Brasil esse percentual é de aproximadamente 54%, evidenciando diferença em relação às economias mais avançadas.

Publicidade