Ícone do site Folha do Acre

60% dos eleitores de Rio Branco são contra renúncia de Bocalom para disputar governo, aponta pesquisa

Com a proximidade das eleições de 2026, diversas pesquisas têm sido encomendadas para medir o cenário político e as expectativas do eleitorado. Nesse contexto, a última pesquisa realizada pelo instituto Data Control, em parceria com o jornal A Tribuna, indica que a maioria dos eleitores é contrária à possibilidade de o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), renunciar ao cargo ainda no segundo ano de seu segundo mandato para disputar o governo do Acre.

Na capital, 60,3% dos entrevistados afirmaram ser contra a renúncia. Outros 29% disseram ser favoráveis, enquanto 10,7% não opinaram.

No cenário estadual, o percentual de eleitores contrários à renúncia é de 40,8%, defendendo que o prefeito permaneça no cargo até o fim do mandato. Já os favoráveis à saída antecipada somam 19,98%. Um total de 39,4% dos entrevistados afirmou não saber ou preferiu não se posicionar sobre o tema.

O prefeito Tião Bocalom já declarou publicamente sua intenção de disputar o cargo de chefe do Executivo estadual e, desde então, vem articulando possíveis alianças para o pleito.

Sair da versão mobile