sábado, 10 janeiro 2026

Zequinha Lima participa da assinatura de convênio para implantação do Laboratório de Análise de Solo e Vegetal do Juruá

Assessoria

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, participou na tarde desta sexta-feira, 9, da assinatura do convênio entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial -ABDI e o Instituto Federal do Acre – IFAC, que viabiliza a implantação do Laboratório de Análise de Solo e Vegetal do Juruá.

O investimento total é de R$ 560 mil, recurso que será destinado à aquisição de equipamentos capazes de realizar cerca de 10 mil análises de amostras de solo na região do Juruá, fortalecendo o suporte técnico à produção agrícola local.

O convênio tem como objetivo fortalecer a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação, além de impulsionar a cadeia produtiva regional, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura por meio da modernização dos recursos de análise de solo e material vegetal.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul será parceira do IFAC no fortalecimento das análises de solo, com foco na ampliação da cadeia produtiva dos produtores rurais. A parceria também prevê novos investimentos na área educacional ao longo de 2026, fruto da cooperação entre a gestão do prefeito Zequinha Lima e o Instituto Federal.

O diretor do Campus do IFAC em Cruzeiro do Sul, Raelson Walter, destacou que a implantação do laboratório representa a concretização de um sonho antigo da instituição e um avanço significativo para a região.
“Este laboratório é um sonho antigo do Campus Cruzeiro do Sul. A ABDI tem um papel fundamental ao fomentar a integração entre indústria e educação, permitindo que, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, possamos atuar de forma mais efetiva com nossos estudantes e cursos da área de recursos naturais. Trata-se de um marco histórico para a região, com a implantação do primeiro laboratório de solos do Juruá, que poderá atender prefeituras e empresários por meio de parcerias”, afirmou.

A diretora da ABDI, Perpétua Almeida, ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa e os benefícios diretos para os produtores rurais.
“Este é um momento histórico para Cruzeiro do Sul e para o Acre. O sonho de muitos municípios sempre foi ter um laboratório de análise de solos e tecidos vegetais. Antes, apenas quem tinha recursos conseguia enviar amostras para fora do estado. Agora, será possível realizar essas análises aqui, permitindo ao produtor conhecer exatamente a vocação do seu solo e planejar melhor sua produção”, destacou.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância dos investimentos da ABDI na região do Juruá e o impacto positivo do laboratório para a agricultura familiar.
“Quero destacar o trabalho que a ABDI, por meio da Perpétua, tem realizado no Juruá, como a ampliação do Complexo do Café em Cruzeiro do Sul. O que faltava para desenvolver não apenas a cultura do café, mas a agricultura familiar como um todo, era justamente um laboratório de análise de solo. Com esse laboratório instalado no IFAC e operando com técnicos qualificados, teremos ganhos fundamentais, que o produtor perceberá diretamente no resultado da sua colheita”, concluiu.

Publicidade