A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou um processo seletivo específico para o ingresso de estudantes indígenas em cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2026. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas, com uma vaga destinada a cada curso da instituição.
As inscrições são gratuitas e tiveram início na quarta-feira, 7, seguindo abertas até as 23h59 do dia 14 de janeiro. O cadastro deve ser realizado exclusivamente pela internet. Podem participar candidatos indígenas que já tenham concluído o ensino médio.
Confira o link das inscrições e edital
No momento da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e realizar a autodeclaração indígena, que será analisada pela comissão responsável pelo processo seletivo. A comprovação da condição indígena poderá ser feita por meio de declaração emitida pela comunidade ou associação indígena, histórico escolar de escola indígena e/ou memorial descritivo, conforme os critérios estabelecidos no edital.
A seleção ocorrerá por curso, levando em consideração o desempenho dos candidatos e o número de vagas disponíveis nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As provas serão aplicadas em municípios com expressiva população indígena ou em áreas de terras indígenas, contemplando as cidades de Assis Brasil, Feijó, Santa Rosa do Purus, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira consiste em uma prova objetiva com conteúdos do ensino médio, abrangendo as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A segunda etapa será uma redação em Língua Portuguesa, no formato dissertativo, com temática indígena, limitada a até 30 linhas.
As duas avaliações serão realizadas no mesmo dia e turno, com duração total de cinco horas. Para permanecer no processo seletivo, o candidato deverá atingir, no mínimo, 50% da pontuação em cada uma das etapas. Durante a aplicação das provas, não será permitido o uso de equipamentos eletrônicos ou de materiais não autorizados.
