domingo, 4 janeiro 2026

Trump anuncia que EUA irão governar a Venezuela durante transição de governo

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, 3, que o governo norte-americano irá governar temporariamente a Venezuela durante o processo de transição política, após a captura do presidente Nicolás Maduro. Segundo Trump, a medida teria como objetivo garantir uma transição “segura, adequada e sensata” e evitar que o país volte a ser governado por um regime autoritário.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada no clube Mar-a-Lago, na Flórida, poucas horas após o anúncio da prisão de Maduro. Na ocasião, Trump afirmou que os Estados Unidos não permitirão que outro grupo ou liderança assuma o poder de forma que, segundo ele, repita os erros do passado.

“Vamos governar o país até que possamos fazer uma transição segura, adequada e sensata. Não queremos que outra pessoa assuma o poder e que a situação se repita por muitos anos. Portanto, vamos governar o país”, declarou o presidente norte-americano.

Trump reforçou que a presença dos Estados Unidos na Venezuela seria temporária e condicionada à implementação de um processo de transição considerado confiável por Washington. “Nós vamos ficar até que uma transição segura, prática e judiciosa possa acontecer”, afirmou.

Durante a coletiva, o presidente também disse que a decisão busca garantir paz, liberdade e justiça ao povo venezuelano, incluindo cidadãos que vivem fora do país. “Queremos paz, liberdade e justiça para os grandes povos da Venezuela. Isso inclui muitos venezuelanos que agora vivem nos Estados Unidos e querem voltar para o seu país”, disse.

Trump acrescentou que, na avaliação do governo norte-americano, não é possível correr o risco de que novas lideranças assumam o controle do país sem compromisso com os interesses da população. “Nós não podemos tomar a chance de que alguém pegue a Venezuela e não tenha o bem dos venezuelanos em mente. Tivemos décadas disso, e não vamos deixar que isso aconteça novamente”, afirmou.

Segundo o presidente, os Estados Unidos já estariam atuando diretamente no país e permanecerão até que a transição política seja concluída. “Estamos lá agora e vamos ficar até que esse tempo chegue, quando a transição segura possa tomar conta”, concluiu.

Publicidade