quinta-feira, 8 janeiro 2026

Suíça congela bens ligados a Nicolás Maduro por quatro anos após queda do poder

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O governo da Suíça determinou o congelamento de todos os bens no país ligados ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, preso pelos Estados na madrugada do último sábado, 3. A informação sobre o bloqueio dos ativos foi divulgado na última segunda-feira, 5, e entra em vigor imediatamente, com validade de quatro anos.

“Caso se verifique que algum bem tem origem ilícita, a Suíça fará o possível para garantir que este beneficie a população venezuelana”, escreveu o governo suíço.

O comunicado afirma ainda que pessoas ligadas a Maduro terão os bens bloqueados, mas destaca, porém, que a ação “não afeta atuais membros do governo venezuelano”.

O país europeu alega que a medida busca impedir a fuga de capitais. “O Conselho Federal quer garantir que quaisquer bens adquiridos ilicitamente não possam ser transferidos para fora da Suíça na atual conjuntura”, diz a nota.

A nota diz que o congelamento soma-se a sanções já existentes contra a Venezuela desde 2018 e afirma que “os motivos da queda de Maduro do poder não são determinantes”. Pontua, inclusive, que “pouco importa se a queda ocorreu de forma lícita ou em violação do direito internacional”.

“O fator decisivo é que a queda do poder ocorreu e que agora é possível que o país de origem inicie, no futuro, processos judiciais relativos a ativos adquiridos ilicitamente”, comunicou o governo da Suíça.

Com informações de Metrópoles.

 

Publicidade