Ícone do site Folha do Acre

Sem laudo do estádio O Tonicão, Campeonato Acreano 2026 deve começar com portões fechados, diz presidente Adem

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, informou na noite desta segunda-feira, 12, por meio das redes sociais da instituição, que a abertura do Campeonato Acreano de 2026, o Acreanão Sicredi, ocorrerá sem a presença de público no estádio O Tonicão, antigo O Florestão, devido à ausência do laudo que autoriza a realização de jogos oficiais.

Segundo o dirigente, a federação busca a renovação do documento desde agosto, mas mudanças nas normas técnicas acabaram gerando uma série de exigências. “Desde agosto nós tentamos esse laudo, mas devido às normas, que infelizmente logo no meu primeiro ano de gestão tiveram várias mudanças, surgiram mais de 60 pendências para a renovação”, afirmou Adem Araújo.

De acordo com o presidente, a não liberação do estádio não está relacionada à atuação da federação. “Infelizmente, não pudemos fazer o que gostaríamos, que era liberar o estádio para os jogos. Isso independe totalmente da federação”, disse.

A FFAC também solicitou a utilização da Arena da Floresta para a abertura do campeonato, inicialmente prevista para o dia 12 de janeiro e posteriormente remarcada para o dia 15. No entanto, o pedido não foi atendido. “Fizemos a solicitação da Arena da Floresta, mas infelizmente não conseguimos a liberação para o dia 15 de janeiro, que seria a abertura do campeonato estadual”, explicou.

Diante da falta de um estádio apto a receber público, a federação decidiu iniciar a competição no dia 15 de janeiro, com portões fechados no estádio O Tonicão. Para manter o encerramento do campeonato até 28 de março, o calendário precisou ser ajustado. “Vamos ter algumas rodadas com dois jogos durante cada rodada para que possamos realmente terminar o campeonato no dia 28 de março”, destacou Adem.

O presidente também adiantou que, a partir do dia 22 de janeiro, o torcedor poderá acompanhar as partidas do Estadual e projetou melhores condições para a próxima temporada. “No ano que vem, nós teremos o estádio Arena da Floresta disponível para o Campeonato Estadual. Você vai lá, compra seu ingresso, assiste ao jogo e torce para o seu time”, afirmou.

Sair da versão mobile