Ícone do site Folha do Acre

Rio Iaco ultrapassa cota de alerta em Sena Madureira e prefeitura decreta situação de emergência

O Rio Iaco ultrapassou a cota de alerta de 14 metros na quinta-feira, 29, em Sena Madureira, no interior do Acre, após registrar uma elevação superior a um metro nas últimas 24 horas. Diante da rápida subida do nível do manancial, o prefeito Gerlen Diniz (PP) decretou situação de emergência nível II no município. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira, 30.

Ao meio-dia, o nível do rio chegou a 14,70 metros, ficando a 50 centímetros da cota de transbordo, que é de 15,20 metros. Na última quarta-feira, 28, o Rio Iaco marcava 12,98 metros, o que representa uma elevação de 1,72 metro em menos de 24 horas, em decorrência das fortes chuvas registradas na região.

Segundo a Defesa Civil Municipal, as chuvas atingiram moradores dos bairros Praia do Amarílio, Cafezal e Centro, que começaram a ser retirados de suas casas na manhã desta quinta-feira. A previsão é de que cerca de 20 famílias, totalizando aproximadamente 100 pessoas, sejam levadas para os abrigos que estão sendo montados na quadra da Escola Messias Rodrigues, no bairro da Pista, e na Escola Siqueira de Menezes, no Centro da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, sargento José Antônio, a elevação do nível do rio ocorreu de forma rápida, o que levou ao acionamento imediato do Plano de Contingência. “O rio subiu da noite para o dia, foi muito rápido. Então, acionamos o Plano de Contingência para que hoje de manhã já fosse feito o cadastro das pessoas e a retirada de suas casas”, declarou.

A Defesa Civil informou ainda que, devido à subida repentina do rio, a montagem dos abrigos e a operação de retirada das famílias precisaram ser antecipadas. Equipes do poder público municipal e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas e atuam no atendimento às famílias afetadas.

Sair da versão mobile