Portaria assinada pelo secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff, reforça que a prioridade é reduzir os impactos sociais e econômicos aos que mais precisam
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu nesta segunda (19/1) a situação de emergência em Rio Branco, após as fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de dezembro.
Com isso, o município poderá pedir recursos para medidas imediatas de assistência, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio para voluntários e trabalhadores que atuam nas áreas atingidas.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, que é a plataforma usada pela Defesa Civil Nacional para avaliar os planos de trabalho enviados pelas prefeituras.
O decreto municipal nº 3.450, publicado em 29 de dezembro, já havia declarado emergência na capital acreana. Com a homologação federal, a cidade passa a ter acesso a instrumentos que permitem acelerar a resposta ao desastre e iniciar ações de recuperação.
O reconhecimento federal também abre espaço para capacitação de agentes locais. A Defesa Civil oferece cursos a distância voltados para servidores municipais e estaduais, com o objetivo de preparar equipes para o uso do S2iD e para a gestão de crises.

