domingo, 25 janeiro 2026

Rio Branco ocupa a 18ª posição entre as capitais com melhor desempenho em inovação e dinamismo econômico

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), posiciona Rio Branco na 18ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico, indicador que avalia a capacidade das cidades de estimular pesquisa e desenvolvimento científico, gerar empregos em empresas inovadoras e promover crescimento da renda como fator de produtividade.

O levantamento considera variáveis relacionadas à estrutura econômica, ambiente de negócios, geração de renda, acesso a crédito, capacidade de atração de investimentos, complexidade econômica e estímulo ao empreendedorismo. O pilar representa 16,1% do peso total do Ranking de Competitividade, sendo um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento municipal.

No recorte regional, a capital acreana aparece atrás apenas da capital do Amazonas, Manaus (9ª posição) e à frente das demais capitais da região como Belém (20ª), Palmas (23ª) Porto Velho (24ª), Boa Vista (25ª) e Macapá (26ª), refletindo o desempenho relativo da região Norte no indicador.

O ranking é liderado por Florianópolis (SC), seguida por São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Também figuram entre as primeiras colocações Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), concentrando os melhores indicadores nacionais de inovação, produtividade e dinamismo econômico.

De acordo com a metodologia do CLP, o pilar de Inovação e Dinamismo Econômico mede, entre outros aspectos, a capacidade das cidades em promover pesquisa científica, estruturar ambientes favoráveis à inovação, ampliar mercados consumidores, atrair investimentos e estimular o surgimento de novas empresas, elementos diretamente associados ao crescimento econômico sustentável de longo prazo.

Publicidade