quinta-feira, 15 janeiro 2026

Rio Branco já acumula 242,6 mm de chuva e atinge 84,8% da média de janeiro

Redação Folha do Acre

Até as 16h de quarta-feira (14), a capital acreana registrou 242,6 milímetros de chuva, volume que corresponde a 84,8% da média histórica de janeiro, que é de 286,1 mm. Com o acumulado elevado, o nível do rio Acre permanece acima da cota de alerta nesta semana.

As chuvas intensas que atingem Rio Branco nas primeiras semanas de 2026 já colocaram a capital muito próxima de atingir a média climatológica de janeiro antes da metade do mês. A persistência das precipitações mantém o solo encharcado, eleva o risco de alagamentos e mantém o rio Acre em nível de alerta.

A previsão indica que o Acre seguirá sob alta umidade do ar e chuvas praticamente diárias ao longo da semana. Em Rio Branco, a tendência é de elevação gradual do nível do rio Acre, com possibilidade de transbordamento caso o volume de chuva se mantenha nos próximos dias. Os dados são do portal O Tempo Aqui.

2026 já registra extremos climáticos

O ano de 2026 vem sendo marcado por grandes extremos meteorológicos no Brasil e no Acre. No estado, as temperaturas já oscilaram entre 10,9°C e 38,4°C, refletindo forte variabilidade climática.

Em âmbito nacional, os extremos foram ainda mais intensos: a menor temperatura do ano chegou a –9,3°C, no estado do Rio de Janeiro, enquanto a máxima atingiu 43,8°C no Rio Grande do Sul. Já o maior volume de chuva em curto intervalo ocorreu na Paraíba, onde mais de 230 mm foram registrados em apenas 24 horas.

O cenário reforça o alerta de meteorologistas para um início de ano marcado por instabilidades frequentes, chuvas volumosas e episódios de calor e frio fora do padrão em diferentes regiões do país.

Publicidade