terça-feira, 27 janeiro 2026

Rio Branco inaugura primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil com capacidade para até 3 mil atendimentos mensais

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Com foco no atendimento especializado de crianças e adolescentes, Rio Branco inaugurou seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), com previsão de realizar até 3 mil atendimentos por mês. A unidade, aberta no dia 14, recebeu o nome de Damião Nunes da Costa, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

O Capsi foi instalado na Unidade de Referência em Atenção Primária Maria Barroso da Silva, no bairro Sobral, e funcionará de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. O centro contou com investimento de R$ 360 mil e possui uma equipe multiprofissional composta por 12 especialistas, entre médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

A unidade oferecerá atendimentos individuais e em grupo, voltados ao cuidado de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico. O centro leva o nome de Damião Nunes da Costa, ex-presidente da Associação de Pacientes e Amigos de Saúde Mental do Acre (Apasama), que atuou na luta antimanicomial no estado e faleceu em 2022. A homenagem foi definida por meio de projeto de lei de autoria do vereador João Paulo (Podemos).

Para acessar o serviço, pessoas que identifiquem a necessidade de apoio psicológico devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será realizada a primeira escuta. A partir daí, o paciente poderá ser encaminhado para acompanhamento multiprofissional no Centro de Atenção Psicossocial.

Atualmente, o Acre conta com unidades do Caps nos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Acrelândia e Capixaba, que acompanham principalmente casos considerados mais graves.

Em Rio Branco, os serviços funcionam em três unidades:

– Caps AD III (Álcool e outras Drogas) – Rua Luiz Z. da Silva, 364, Conjunto Manoel Julião. Contato: (68) 3227-5134;
– Caps II Samaúma – Rua Vênus, 316, bairro Morada do Sol. Contato: (68) 3223-9532;
– Caps Samaúma III – Rua São José, 20, bairro Nova Esperança. Contato: (68) 3212-7389.

Em Cruzeiro do Sul, o atendimento ocorre no Caps Náuas – Tereza Biloto, localizado na Rua Tarauacá, 84, bairro Coab. Contato: (68) 3322-1060.

Além da rede pública, a população também pode buscar atendimento psicológico gratuito por meio do Serviço-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Serpsi/Ufac), em Rio Branco. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com cadastro realizado via formulário, conforme o calendário acadêmico da instituição.

Publicidade