sábado, 17 janeiro 2026

Rio Branco e Vasco-AC estreiam neste sábado no Campeonato Acreano

Por André Gonzaga, da Folha do Acre

Clássico abre a primeira rodada neste sábado, às 15h, no Estádio Tonicão

Vasco-AC e Rio Branco-AC entram em campo neste sábado (17/1) para abrir a primeira rodada do Campeonato Acreano. A partida da Série A começa às 15h, no Estádio Tonicão, na capital, mas sem a presença de torcedores, já que o local não recebeu laudo técnico atualizado do Corpo de Bombeiros. O duelo marca a estreia das equipes com expectativas distintas.

O Cruz-Maltino chega embalado pelo terceiro lugar conquistado no estadual de 2025, resultado que garantiu vaga na Copa do Brasil deste ano. A preparação incluiu cinco amistosos no Rio de Janeiro, com vitórias sobre Bananal FC e São Francisco, além de empates contra Sampaio Corrêa-RJ, Galvez e Adesg.

O time deve ter apenas o desfalque do lateral-direito Nikolas, que não foi regularizado a tempo. A provável escalação do treinador Eric Rodrigues conta com Renan, Wiverson, Rafael, Índio, Catatau, Jean, Cabeludo, Brayan, Serpa, Titô e Lekinho.

Do outro lado, o Rio Branco-AC tenta apagar a má campanha da última temporada, quando terminou em sexto lugar, pior posição da história do clube. Nos amistosos, venceu a Seleção do Bujari, mas perdeu para Humaitá e Santa Cruz-AC, além de empatar com a Adesg.

O técnico Ulisses Torres comandou o último treino no CT José de Melo e deve mandar a campo Abelha (Cruz), Davi, Marcelo, Saulo, Antônio, Dudu, Israel, Matheus Nego, Warlesson, Gabriel e Dherick.

O último encontro entre os rivais terminou em empate por 3 a 3, na sétima rodada da primeira fase do estadual de 2025. Agora, o clássico abre uma nova página, com arbitragem de Julian Negreiros, auxiliado por Roseane Amorim e Antônio Ecídio. Antônio Marivaldo será o quarto árbitro e Gilsomar Lopes atuará como analista.

Mesmo sem público nas arquibancadas, o confronto promete intensidade e será o primeiro teste para medir forças no campeonato que começa a desenhar o futuro do futebol acreano em 2026.

Publicidade