O presidente do Republicanos no Acre, deputado federal Roberto Duarte, confirmou que o partido não contará com parlamentares com mandato na chapa para deputado estadual nas eleições de 2026. Com isso, os atuais deputados da sigla, Clodoaldo Rodrigues, Tadeu Hassem e Gene Diniz, não terão legenda para disputar a reeleição.
De acordo com Duarte, o Republicanos já tem chapas para eleger dois deputados federais e três deputados estaduais e que a decisão faz parte de uma estratégia de renovação política e fortalecimento do partido no estado. Segundo ele, o Republicanos já trabalha com projeções positivas para o próximo pleito.
À reportagem do jornal Folha do Acre, Duarte afirmou que o foco da legenda será na construção de candidaturas alinhadas com os valores do partido e comprometidas com o desenvolvimento do estado e do país.
“O perfil ideal são candidatos qualificados que possam ajudar a construir um novo momento no Acre, alinhados com os propósitos do partido e compromissados com o desenvolvimento do nosso Acre e do nosso Brasil”, afirmou Duarte.
O deputado destacou ainda que a estratégia eleitoral seguirá o mesmo modelo adotado nas eleições municipais de 2024, priorizando a presença junto à população e o cumprimento de acordos firmados durante a campanha.
“A estratégia será a mesma adotada nas eleições de 2024: muito trabalho, muita conversa com nosso povo, muita sola de sapato e, principalmente, honrar o que for pactuado com nossos candidatos”, disse o deputado.
Questionado sobre possíveis nomes que devem compor as chapas, Roberto Duarte afirmou que o partido possui diversos filiados e interessados, mas que ainda não é o momento de divulgar pré-candidaturas.
“Temos muitos candidatos e filiados. Não é hora de citar nomes”, concluiu.

