segunda-feira, 26 janeiro 2026

Relação incestuosa entre Lamppit Solutions e Sefaz precisa ser averiguada, diz colunista

Coluna da Gina

Sefaz e Lamppit Solutions Tecnologia Ltda

Quando a dispensa de licitação deixa de ser exceção e passa a ser rotina, o problema já não é técnico. É político e pode esconder algo mais. É o caso estranho da Secretaria de Fazenda do Acre (Sefaz) com a empresa Lamppit Solutions Tecnologia Ltda.

Sefaz, Sead, Seplan e Seict

Aliás, a empresa Lamppit Solutions Tecnologia Ltda aparece contratada sem licitação por nada menos que quatro secretarias estratégicas do Governo do Acre: Sefaz, Sead, Seplan e SEICT. Todas com o mesmo roteiro: serviços de TI, dispensa de licitação e nenhuma concorrência.

Pergunta inevitável

Se há outras empresas no mercado prestando os mesmos serviços por um valor até mais barato, por que nunca disputar?

Qual a justificativa?

Dispensa de licitação se justifica por urgência. Mas urgência permanente é falha de gestão ou conveniência.

Já é investigada

O detalhe incômodo é que a Lamppit já passou pelo radar de órgãos de controle fora do Acre. Em Campina Grande (PB), um contrato foi analisado pelo TCU, que apontou falhas no planejamento da contratação. No Amazonas, contratos envolvendo a empresa também apareceram em monitoramentos ligados à CGU.

Averiguaremos

Nada de condenações, é verdade. Mas alertas institucionais não surgem por acaso ainda mais se somado à informação de bastidores de que tem gente graúda ganhando benesses financeiras da empresa. É bom averiguar e é o que faremos.

Grave

Quando a administração foge da licitação, foge também da comparação de preços, da transparência e do escrutínio público e isso é grave.

Bocalom, o negociador

Informações dão conta que o prefeito Bocalom antecipou o lançamento da sua pré-candidatura para ter margem para negociar. Ele estaria mesmo era mirando em ser candidato ao Senado em uma dobradinha com Gladson Camelí.

Ingratidão

Se de fato Bocalom estiver interessado em disputar uma vaga ao Senado não teria como livrá-lo da pecha de ingrato e traidor, pois Márcio Bittar foi quem mais o ajudou nos últimos tempos.

De olho no 2º turno

Mas a verdade é que Bocalom candidato ao governo atende os interesses do atual governo em arrastar a disputa para um segundo turno. Eles estão cientes que Alan Rick é forte.

Bom dia a todos

Publicidade