Ícone do site Folha do Acre

Prefeitura de Cruzeiro do Sul mantém atuação de salva-vidas no Balneário Igarapé Preto

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, mantém, todos os finais de semana e feriados, equipes de salva-vidas atuando no Balneário Igarapé Preto, um dos principais espaços de lazer e turismo do município. A iniciativa teve início em junho de 2025 e já soma mais de sete meses de atuação contínua.

Neste domingo, 11, com o aumento do nível do igarapé e grande fluxo de banhistas, os profissionais atenderam duas ocorrências, envolvendo quatro pessoas, sendo duas em cada situação, evitando que os casos evoluíssem para situações mais graves. As equipes são formadas por quatro guarda-vidas, que atuam de maneira preventiva e emergencial aos sábados, domingos e feriados.

O guarda-vidas Francisco Naresson dos Santos Silva destacou a importância da atuação rápida das equipes durante os atendimentos realizados no fim de semana. Segundo ele, as ocorrências envolveram banhistas em áreas de maior profundidade e correnteza, exigindo resposta imediata dos profissionais.

“Hoje tivemos duas ocorrências, com quatro pessoas atendidas, duas em cada situação. Foram momentos de muita pressão, mas a equipe conseguiu agir rapidamente e realizar todos os resgates com segurança. Dois banhistas precisaram ser encaminhados ao Pronto-Socorro pelo SAMU para avaliação médica, em razão do esforço físico realizado, mas todos estavam conscientes”, relatou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Janaína Terças, ressaltou a importância da presença permanente dos salva-vidas no local.

“A principal importância de manter salva-vidas no Igarapé Preto, desde junho de 2025, é garantir a segurança dos turistas e banhistas que frequentam o espaço. A presença desses profissionais reduz significativamente o risco de afogamentos, especialmente nos períodos de maior movimento, como finais de semana e feriados. As ações realizadas hoje demonstram o compromisso da Prefeitura com a prevenção de acidentes, o bem-estar da população e dos visitantes, além da valorização do Igarapé Preto, que é o atrativo turístico mais conhecido e visitado do nosso município”, destacou a secretária.

Sair da versão mobile