segunda-feira, 26 janeiro 2026

Pesquisa nacional coloca Rio Branco entre as capitais com piores indicadores de saneamento básico do país

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

A capital do Acre, Rio Branco, aparece na 24ª colocação no ranking das capitais com os melhores indicadores de saneamento básico do país, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgados nesta segunda-feira, 26. O levantamento avalia aspectos relacionados à infraestrutura urbana, acesso aos serviços de saneamento, qualidade ambiental e impacto na saúde pública da população.

De acordo com o ranking, a capital acreana figura entre as últimas posições do país no pilar de saneamento, que considera fatores como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e condições estruturais dos serviços públicos essenciais. O desempenho reflete desafios históricos ligados à infraestrutura urbana e à ampliação do acesso aos serviços básicos.

O estudo coloca o saneamento como um dos pilares centrais para a garantia de condições mínimas de vida com dignidade, sendo diretamente relacionado à saúde pública, à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável das cidades. Também aponta que o novo marco legal do saneamento busca enfrentar o histórico de baixo investimento no setor, promovendo mudanças regulatórias e novos modelos de financiamento para ampliar a cobertura e a qualidade dos serviços no país.

No ranking geral das capitais, as primeiras posições são ocupadas por Curitiba (1º), São Paulo (2º) e Porto Alegre (3º). Já entre as últimas colocações, além de Rio Branco (24º), aparecem Macapá (25º) e Porto Velho (26º).

Publicidade