O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto foi empossado durante sessão solene nesta sexta-feira (30) como o novo procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para o biênio 2026–2028. O ato aconteceu no auditório do Detran, em Rio Branco.
Durante a cerimônia, também foram empossados a procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, no cargo de corregedora-geral do MPAC, além dos novos membros do Conselho Superior do Ministério Público: Danilo Lovisaro do Nascimento, Cosmo Lima de Souza e Rita de Cássia Nogueira Lima.
Durante a posse, Oswaldo D’Albuquerque destacou que o novo mandato não representa uma conquista individual, mas o início de uma responsabilidade coletiva.
“Este mandato, que é nosso, que é de todos nós, será feito a muitas mãos. É para o povo, é do povo e para o povo. Este momento não marca uma conquista pessoal, marca o início de uma responsabilidade pública que pertence a esta instituição”, afirmou.
O procurador-geral ressaltou que sua escolha decorreu de um processo democrático interno, seguido da nomeação pelo chefe do Poder Executivo estadual, conforme determina a Constituição.
“Assumo este mandato a partir da escolha democrática de promotoras, promotores, procuradoras e procuradores de Justiça deste Estado, e da nomeação de Sua Excelência, o chefe do Poder Executivo, nos termos da Constituição”, disse.
