sábado, 31 janeiro 2026

Operação Casa Maior: MPAC oferece denúncia contra 76 investigados por organização criminosa

Redação Folha do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia ao Judiciário contra 76 pessoas investigadas no âmbito da Operação Casa Maior, deflagrada em atuação integrada com a Polícia Civil do Acre no último dia 13.

As investigações apuraram que a organização criminosa Comando Vermelho atuava de forma estruturada, estável e permanente, com ramificações dentro e fora do sistema prisional, além de atuação no Acre e em outros estados da federação. Também foi identificada a existência de integrantes custodiados exercendo funções de liderança, bem como vínculos com membros localizados em outros estados.

Conforme a denúncia, os investigados integravam diferentes núcleos da organização criminosa, com divisão clara e hierarquizada de tarefas, abrangendo funções de comando, disciplina, arrecadação, logística e operacionalização financeira dos recursos ilícitos.

As apurações revelaram ainda um complexo esquema de lavagem de dinheiro, por meio da utilização de contas bancárias de terceiros, depósitos fracionados e rápida circulação de valores, com o objetivo de ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos provenientes, principalmente, do tráfico de drogas, roubos e outros crimes.

Os 76 integrantes foram denunciados, conforme a participação individual, pela prática dos crimes de organização criminosa armada, previstos na Lei nº 12.850/2013, com incidência de causas de aumento, lavagem de dinheiro, por meio da ocultação e dissimulação da origem de ativos ilícitos, e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes, além de outras infrações penais conexas.

A Operação Casa Maior representa um dos maiores esforços recentes de enfrentamento ao crime organizado no Acre, reforçando a importância da atuação integrada entre o MPAC, por meio do Gaeco, e a Polícia Civil, com foco na responsabilização penal, na desarticulação da estrutura financeira da facção e no enfraquecimento de seu poder de comando.

Ascom MPAC

Publicidade