sexta-feira, 16 janeiro 2026

Nicolau não esconde desejo de disputar Prefeitura de Cruzeiro: ‘todo político sonha em ser candidato a prefeito da sua cidade’

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (PP), afirmou que tem o sonho de disputar a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, município onde nasceu, e destacou que a experiência acumulada no Legislativo lhe dá condições de atuar no Executivo. As declarações foram feitas durante entrevista ao podcast F5, que foi ao ar na última quinta-feira, 15.

Segundo Nicolau, o desejo de administrar a cidade natal é algo comum entre políticos que constroem trajetória pública. “Eu nasci em Cruzeiro do Sul. Acho que todo político tem um sonho de ser candidato a prefeito da sua cidade”, afirmou Nicolau.

Ele ressaltou ainda que, à frente da Aleac, adquiriu experiência administrativa. “Administro o segundo poder do Estado, que é a Assembleia, e mudei. Tenho certeza de que também tenho capacidade de ir para o Executivo”, declarou o deputado.

O parlamentar destacou sua origem no comércio como um fator que contribuiu para sua visão sobre a gestão pública. “Venho do comércio, trabalhei a vida toda com meu pai. Aprendi a dar valor às pequenas coisas. A prefeitura é um órgão público, o dinheiro é público e precisa voltar para a população com boas ações”, afirmou.

Apesar do sonho de disputar a prefeitura, Nicolau reforçou sua lealdade ao Partido Progressistas (PP) e ao grupo político ao qual pertence. Ele lembrou que nunca imaginou ingressar na política, mas considera um privilégio ter o nome lembrado para futuras disputas. “Isso mostra o nosso trabalho, especialmente como presidente da Assembleia durante esses três mandatos”, avaliou.

Sobre o cenário eleitoral, Nicolau destacou o respeito à vice-governadora Mailza Assis, que é um dos nomes do partido para a disputa majoritária, e afirmou que seguirá as decisões da legenda. “Sou um soldado do Progressistas. Tenho uma história dentro do partido e respeito o nosso grupo político”, disse.

Ao falar sobre a disputa ao Senado Federal, Nicolau afirmou que reconhece o favoritismo de Gladson Cameli para uma das vagas, mas destacou que há diversos nomes qualificados concorrendo à segunda cadeira. Entre eles, citou os senadores Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (PL) e o nome de Eduardo Veloso (União Brasil). “Infelizmente, são apenas duas vagas. São pessoas que já trabalharam muito pelo Acre e têm capacidade de representar o estado em qualquer lugar do Brasil”, pontuou.

Nicolau também afirmou que não interfere nas candidaturas internas do partido e reforçou que, neste momento, seu foco é a reeleição para a Assembleia Legislativa. “Jamais vou interferir na questão de uma candidatura. Sou candidato a deputado estadual e estou à disposição do partido”, declarou.

O parlamentar ainda fez um balanço positivo da gestão do governador Gladson Cameli, a quem demonstrou gratidão. Segundo ele, mesmo com os impactos da pandemia da Covid-19, o governo conseguiu avançar em obras, saúde e educação. “Foram dois anos difíceis, que travaram o governo, o Brasil e o mundo. Mesmo assim, hoje vemos mais de um bilhão em obras, concursos realizados e milhares de pessoas sendo chamadas. [Gladson] Está fechando o seu mandato com chave de ouro”, afirmou.

Publicidade