Órgão quer evitar que candidatos enfrentem novos congestionamentos e dificuldades de acesso aos locais de prova
O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) recomendou que a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela aplicação do vestibular de Medicina, antecipem em meia hora a abertura dos portões.
No último domingo (11/1), cerca de 5,4 mil candidatos fizeram o exame em Cruzeiro do Sul e Rio Branco. O horário oficial previa abertura às 11h30 e fechamento às 12h30, com início da prova às 13h. Na capital, o intervalo se mostrou insuficiente diante do grande fluxo de veículos e pessoas.
Muitos estudantes abandonaram carros no meio da estrada e seguiram a pé, sob sol forte e chuvas repentinas, para não perder a avaliação. Com isso, a medida pretende reduzir os congestionamentos para que os estudantes consigam chegar às salas de prova sem atrasos.
Assinada pelo procurador Lucas Costa Almeida Dias, a recomendação determina que os portões sejam abertos às 11h, duas horas antes do início da prova. Agora, a universidade e a banca precisam informar, em até 24h, se acatarão a orientação e quais providências serão tomadas. Caso contrário, medidas judiciais poderão ser adotadas.
A segunda etapa do vestibular está marcada para domingo (18/1). O MPF/AC alerta que o fluxo intenso deve se repetir e exige planejamento para garantir mobilidade e segurança.
