terça-feira, 20 janeiro 2026

MPAC vistoria condições de abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco

Redação Folha do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, uma vistoria ao abrigo instalado no Parque de Exposições Wildy Viana, que recebe famílias atingidas pela enchente do Rio Acre.

A equipe do GPRD esteve no local para verificar a estrutura disponibilizada às oito famílias acolhidas, totalizando 18 pessoas no momento, além de quatro animais. Durante a visita, foram observadas as condições relacionadas à oferta de serviços de saúde, alimentação, abastecimento de água potável, banheiros individuais, acomodações em boxes, controle de inventário e espaço destinado aos animais.

Após a inspeção, o procurador de Justiça Getúlio Barbosa, membro do GPRD, destacou o acompanhamento realizado pelo Ministério Público e o trabalho desenvolvido pelos órgãos responsáveis. “Estivemos no abrigo e verificamos ambientes cuidados, arejados, com água potável adequada e pessoas bem acomodadas. Os animais também estão em espaço próprio. A Defesa Civil Municipal cumpriu as etapas de salvamento, transporte e acomodação, e as equipes de assistência social e de saúde estão presentes. Até aqui, o Ministério Público acompanha e registra o cumprimento dessas fases”, afirmou.

“A vistoria permitiu a verificação das condições estruturais e do atendimento prestado às pessoas e aos animais acolhidos. O GPRD vem exercendo seu papel no acompanhamento das ações adotadas pelo poder público, em articulação com os órgãos responsáveis, observando cada etapa da resposta às enchentes e inundações. Esse trabalho integrado reforça a atuação do Ministério Público na garantia de direitos fundamentais”, ressaltou o procurador de Justiça Carlos Maia, coordenador do GPRD.

Ascom MPAC

Publicidade