O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que está trabalhando para a formação de um bloco de governos de direita na América do Sul. A declaração foi feita em entrevista exclusiva à CNN, concedida ao âncora da CNN en Español, Andrés Oppenheimer, e gravada no dia 30 de dezembro.
Durante a conversa, Milei avaliou que a região vive um momento de mudança política. “Parece que a região acordou do pesadelo do socialismo do século 21”, afirmou.
Segundo o presidente argentino, a população estaria “descobrindo que o socialismo é uma farsa criada por um conjunto de bandidos para tomar o poder e empobrecer a população”.
Questionado sobre a intenção de criar um grupo de países alinhados à direita na América do Sul, Milei confirmou a articulação e disse que ainda não há um nome definido para o bloco, mas as conversas já envolvem cerca de dez países. “Não tenha dúvidas, estou trabalhando ativamente para isso”, disse.
O chefe do Executivo argentino afirmou que a proposta do grupo é baseada na defesa da liberdade econômica e política. “Estamos tentando fazer um bloco onde a nossa proposta seja abraçar a liberdade e enfrentar o câncer do socialismo nas suas diferentes versões, seja o socialismo do século 21 ou o ‘woke’”, declarou.

