Acrelândia passa a ser oficialmente reconhecida como a Cidade do Café com Leite no Estado do Acre. O título foi instituído pela Lei nº 4.673, de 4 de novembro de 2025, sancionada pela governadora, em exercício, Mailza Assis (PP) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 7.
A norma reconhece a vocação econômica e cultural do município, que abriga uma das maiores bacias leiteiras do estado e se destaca também pela produção de café. De acordo com o texto legal, Acrelândia possui mais de cinco milhões de pés de café plantados, consolidando-se como uma referência na cafeicultura acreana.
Outro ponto destacado na lei é o fato de Acrelândia ter sido o primeiro município do Acre a cultivar o café clonal, considerado um marco para o desenvolvimento da agricultura estadual e para o fortalecimento da cadeia produtiva rural.
Com o reconhecimento, o título de Cidade do Café com Leite poderá ser utilizado em campanhas de divulgação, eventos oficiais, turísticos e culturais, tanto de iniciativa pública quanto privada, com o objetivo de promover a imagem do município e incentivar o fortalecimento das atividades agropecuárias e da identidade regional.
A nova lei teve origem no Projeto de Lei nº 156/2025, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
